Incubadora:Política

This page is a translated version of the page Incubator:Policy and the translation is 100% complete.
The following page is a translation of a Incubator policy into Portuguese language. Please note that in the event of any differences in meaning or interpretation between the original English version of this guideline and a translation, the original English version takes precedence.
This page has been elaborated and approved by the community and its compliance is mandatory for all users. You may edit it, but please discuss major changes on the talk page first.

Esta é a política da Incubadora.

Pode encontrar outras partes em:

O que o Wikimedia Incubator hospeda

Iniciar um novo idioma de teste

Consulte Ajuda:Manual para mais informação.
  • Você pode começar um novo teste de idioma dos projetos mencionados acima, independente se você tem um pedido no Meta[1], embora seja recomendado primeiro pedir confirmação pela página "Incubator:Requests for starting a test"[2]. Não é necessário ter uma proposta no Meta, mas sem, seu teste não será capaz de ter uma própria wiki.
  • Deve fazer o seguinte:
  • Projetos muito marcados como principais m:WM:LPP requerimentos: projeto que já não existe muito, ser um único idioma e tem um código de idioma válido.

Encerramento ou deleção

Razões comuns para a eliminação do teste

  • Se um teste não possui um código de idioma ISO 639 válido, ele deve ser eliminado.
  • Você só pode propor uma eliminação de um idioma de teste que não tenha uma proposta no Meta ou seja rejeitado pelo comitê de idiomas.
    • Se for rejeitado, o teste pode ser mantido para futuras propostas quando os requerimentos forem preenchidos (se isto for possível), ou bem isso deve ser proposto para a eliminação.
  • Se um projeto é dado à aprovação final, as páginas de teste serão importadas para o novo subdomínio wiki. Todas as páginas devem ser eliminadas, exceto a página de informação, onde um aviso será adicionado (ver Incubator:Política/Página de informação do teste wiki para mais informações).

Processo para eliminação de teste

  • Proponha isso em Incubator:Pedidos para eliminação
    • As instruções suplementares são dadas lá
  • Se necessário, um arquivo XML deve ser exportado (necessário significa: se o teste não é vandalismo ou sem sentido - em geral, use o senso comum)
  • Se pedido, isso pode ser exportado para o Incubator Plus

Enquanto no Incubator

Nomenclatura

  • Todas as páginas de artigo em um teste têm um prefixo da forma "projeto/código do idioma/", por exemplo, "Wp/pt" para a Wikipédia em português.
  • Imagens não podem ser carregadas para o Incubator; elas devem ser carregadas para o Wikimedia Commons. (Note que isto significa que o carregamento está desabilitado.)
  • As predefinições e categorias devem ser prefixadas como os artigos.
  • Todos os idiomas de teste serão marcados com uma predefinição como explicado em Incubator:Política/Página de informação de teste wiki.

Administradores de teste

  • Enquanto no Incubator, você pode aplicar a administração para o teste. Isto dá a você quaisquer direitos de administração (para eliminar ou bloquear usuários) em seu teste.

Ver Incubator:Administradores#Administradores de teste para a política desta.

Marcando línguas de teste

Administradores

Você pode encontrar a política sobre os administradores, burocratas etc. em Incubadora:Administradores.

Comportamento do usuário

  • Se existe razão suficiente para (e.g., vandalismo), um usuário tecnicamente capaz de bloquear pode bloquear um usuário por alguma propaganda apropriada para a ação.
  • Os usuários não estão autorizados a usar múltiplas contas, exceto se for um robô ou senão explicitamente indicado para ser usado para um propósito específico.

Uso de espaços de nomes

Main (+ talk) só para wikis de teste, todas as páginas devem ser prefixadas
Template todas as predefinições devem ser prefixadas, exceto algumas categorias que são utilizadas para propósitos gerais do Incubator (veja Predefinição:Política)
Module todos os módulos devem ser prefixados, exceto algumas predefinições que são utilizadas para propósitos gerais do Incubator (veja Módulo:Wikis de teste)
Category todas as categorias devem ser prefixadas, com exceção de algumas categorias que são utilizadas para fins da Incubadora geral (como Categoria:Manutenção:(todos))
Incubator/Help só para propósitos gerais do Incubator (veja esta página)
  • Para criar um projeto ou página de ajuda para seu teste, ponha o espaço de nome depois do prefixo. A página será tecnicamente dele em principal aqui, mas será posta na locação correta quando seu projeto for aprovado e criado.
File sem arquivos locais, só via Wikimedia Commons
Translations usado pela Extensão de traduções para armazenar traduções.

Ver também

Referências

  1. Veja Meta policy
  2. Link para discussão e consenso da comunidade
  3. Link para a discussão da comunidade e consenso